Kubaka (Projeto) - Parte 2

20-03-2021

 Apresentação do Projecto Outros Bairros: Com base no que encontrei na internet, em algumas fontes noticiosas de Cabo Verde, este é um projecto que  envolve obras de várias dimensões, estruturantes, como muros de contenção, hidráulicas e de drenagem, mas também obras de pequena dimensão como arruamentos, criação de espaços verdes e reabilitação das casas das famílias, que iniciou-se em 2019 e que em 2 anos previa  reabilitar em São Vicente  os bairros de Canelona, Cova, Covada de Bruxa, Alto d'Bomba e Fernando Pó.
Ainda de acordo ao que encontrei na net, em 2020, a Iniciativa "Outros Bairros" junta-se a estúdio de música e lança projecto KUBAKA.

"Conforme os mentores do projeto "através da música discutiremos o lugar num projecto" que segundo o curador, o sociólogo Redy Wilson Lima "assenta nas mais recentes teorizações sobre arte pública, propondo um espaço construído na relação, colaboração e salientando a dimensão social, política e urbana do hip-hop."

" Estarão também presentes no Kubaka, Revan Almeida, fundador de KASA PRETA; Lenine Melo, vulgo DJ Letra e Carlos Hernâni, vulgo GG - Hiphop Arte. "

FONTE:   https://noticiasdonorte.publ.cv/108149/iniciativa-outros-bairros-junta-se-a-estudio-de-musica-e-lanca-projecto-kubaka/



Lançado no dia 12/03, este álbum é o resultado de um projecto colectivo, entre jovens moradores de "Olt Bomba", com a coordenação técnica do Revan e do Dj Letra e com a curadoria do Redy Lima, nomes que não passam desapercebidas em quem acompanha a cultura Street em Cabo Verde, seja de que ilha for ou mesmo da diáspora.

Passado uma semana e depois de uma escuta atenta, considero que estas 8 musicas atingem na sua totalidade  a sua intenção de nos chamar atenção, para uma realidade de muitos e muitas cabo-verdianos/as, que são as moradias ditas de tambor/ilegais e as dificuldades que passam as pessoas que por falta de opção, falta de perspectiva social e por falta de ações de sucessivos Poderes Públicos Locais e Gerais, tem sido colocado à margem da sociedade cabo-verdiana, vivendo sem as mínimas condições, condições estas que estão garantidas para todos atraves da constituição, que é o direito a uma moradia digna, ao saneamento básico, ao direito ao acesso a electricidade, a agua e a serem vistos como cidadãos plenos desses mesmos direitos .

Essa REALIDADE expressa por este grupo de jovens de Ol Bomba, retrata uma realidade que não se restringe a São Vicente mas a todas as ilhas de Cabo Verde, com as suas inúmeras "Olt Bomba" e a sua juventude que acabam por ver os seus sonhos a morrerem no descaso de quem tem de garantir que os mesmos possam sonhar em ser mais e mais.

Repleto de depoimentos de moradores,  destaco claramente a dor de um morador ao retratar a dor que passam quando chove e quando não conseguem salvar os seus poucos pertences ou daquele jovem que mesmo não tendo nada, fala do orgulho em ter uma CASA DE LATA, para chamar de sua e poder fechar algo que pertence-lhe.

Estando Cabo Verde em um momento eleitoral, era importante garantir que TODOS os candidatos DE TODOS  os Partidos cabo-verdianos, escutassem estas 8 musicas e as suas inúmeras perguntas, e que sinceramente tentassem responder ao que pensam acerca desta população que é também pertencente a Cabo Verde, mesmo estando atirados para a margem da sociedade.

Eu , Telmo Luz, senti em cada depoimento, em cada musica, em cada historia, a dor, a luta,o orgulho, a paixão, a esperança e a desesperança de um povo que não desiste e que não merece que os seus governantes desistam deles e que apenas lembrem deles no dia do voto.

A todos os envolvidos, deixo aqui os meus parabéns e espero que este projecto dê a voz que tanto precisam as periferias de Cabo Verde e que mais "Kubakas" apareçam para serem a VOZ das suas comunidades e não esperarem que outros sejam essa voz, que é necessária para reivindicar o mínimo de dignidade que cada um merece para cumprir a sua missão enquanto cidadão.

"NHA KASA DE TAMBOR Ê NHA PALOCE. EL Ê MASH QUE PALOCE CENTRODE LA NA RUA DE LISBOA, JÁ BO INTENDÊ? PA MIM EL Ê TUD"- Dito por uma cabo-verdiana.


https://www.mediafire.com/file/sueifuffeepjdhp/Kubaka_%2528Projeto%2529_-_2021.rar/file?fbclid=IwAR1DF4np0j0bkv8kTgm6SGhjnhV8HaDa6TKElxH9QRTyZr0BTKRSfC49M-Q


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora