L.M.S.2.0: STORIAZ&AVENTURAZ BY Cikay Las Lopi

E hoje o Cikay lançou a 1ª parte do seu LP duplo, sendo que a 2ª parte esta prevista para dia 26 de agosto.
Nas 10 musicas que compõem esta 1ª parte, temos um Cikay introspectivo, fazendo uma visita musical às várias fases da sua vida, começando por homenagear a cidade da Amadora e as suas freguesias onde passou a infância(a 2ª parte dela) e adolescência, ( e como entendo o amor que ele mantém pela cidade que o adoptou e também a mim) .
Mas para quem pensa que o mesmo quer apenas falar da parte bonita da emigração, ele mete logo para quebrar essa ideia, um "Cinderella- Kid" que é a historia de tantos e tantos jovens que emigraram e que N motivos acabaram por entrar numa espiral negativa da vida, caindo na criminalidade e infelizmente não conseguindo ter o futuro sonhado pelo pai e pela mãe.
Após esta chamada de atenção, a nossa viagem contínua, voltando para as doces lembranças da infância em Cabo Verde, especificamente no Bairro Craveiro Lopes, sendo que mudando o bairro e os nomes das pessoas, fez-me também sentir saudades da minha infância, dos amigos, dos comeres, dos cheiros, dos velhos e velhas da zona, ou seja da inocência que perdemos nesta nossa viagem chamada vida.
E o que dizer quando temos a parte mais pessoal e talvez mais dura da viagem musical, que é quando é dedicado uma track especialmente ao pai e mãe, aqueles seus heróis, entretanto já falecidos mostrando que os mesmos continuam guiando e inspirando os seus passos, mesmo não estando fisicamente presentes.
Qual a melhor forma de ultrapassar esta tristeza que estas lembranças trouxeram? Existe lembrança mais doce e pura, que lembrar aquele nosso 1º amor? Lembrar aquele amor que traz sempre um sorriso nostálgico? Todos nós tivemos a nossa "Sónia Angelina" e essas lembranças acabaram por acalmar a dor de não ter os pais vivos.
Depois desta
1ª parte, onde tivemos acesso as lembranças e ao passado, temos logo de seguida , o CIKAY a mostrar o
homem que ele é hoje. Um homem que criou o seu próprio estilo, que sente-se bem
com o eu do presente, que chegou onde está por ser ele mesmo.
"Nha Stilo nha style". Que forma mais forte de dizer que eu sou eu e sinto-me bem com isso, respeitando o meu passado e quem fez-me ser o que sou, sendo apenas um cabo-verdiano, uma mistura de tudo e mais alguma coisa, mas único.
Depois da revolução, com o sangue a ferver,, vamos voltar a base? Vamos. Vamos voltar então para os braços daqueles que inspiram as revoluções. A família. Porque no fim do dia, é a única coisa que importa. Voltar a segurança dos nossos, sejam de sangue, de coraçao, de luta ou qualquer outro.
E de repente vejo que cheguei ao último track. Um track que pode até causar alguma estranheza porque parece destoado da história construída nos 9 tracks anteriores. Mas depois de ouvir três vezes, percebi que faz todo o sentido. É nesta track que o passado e o presente se juntam. Onde o tradicional e o moderno, demonstram que é possível conviver desde que ambos se respeitem.
Quando acaba, fico a pensar. E agora? Agora é esperar o dia 26 de agosto e continuar a tentar entrar na viagem do CIKAY.
A minha conclusão? Obrigado por esta viagem Cikay e espero ainda fazer muitas mais viagens em tua companhia.
One Love