Mixtape Dimons/Demons-By Rui César
Rui Cesar (artistas que usam o nome próprio tem o meu respeito num nível diferente), lançou ainda no ano de 2022 o seu Mixtape Dimons/Demons, uma MIX de 15 músicas (alguns singles já tinham sido lançados por ele), que nos prende do início ao fim, prometendo algo que nunca sabes bem o que é.
Eu já tinha escutado mas sem aquela atenção de querer analisar. Só escutei e coloquei na minha playlist e por lá ficou. Mas hoje desafiei-me a analisar.
Como que esta mixtape que passou ao lado de tanta gente é que não consigo perceber o motivo. É que não lembro de muita gente a comentar e vendo o número de visualizações atuais no YouTube, confirmo que não foi muito consumido.
Sendo que o RC demonstra que é um
dos letristas mais talentosos desta nova geração, em que cada som, não tem como
perceber a intenção do mesmo. Quando parece que eu percebi a linha, ele vai e
muda de direção. Como assim mais pessoas não consumiram este trabalho? Será que foi porque não perceberam? É que fica complicado dares um "propes" a um trabalho quando não sabes bem o que é.
Ele me iludiu em cada escuta. E
como um demónio, ele iludiu-me e enganou-me em cada momento. Dava-me uma
direção e de repente mudava tudo . E fez de novo e de novo, mais de uma vez.
E eu continuo a tentar analisar cada música. Cada linha. Cada estrofe. E ele continua a iludir-me. Como um demónio, fez isso com uma mestria e tirou-me do sério mais de uma vez, fazendo-me duvidar da minha capacidade de perceber.
É sobre sexo? É sobre nós próprios? É sobre a nossa sociedade? Seus colegas e
seus amigos? Seus inimigos? É serio ou é a brincar? Sobre a sua própria capacidade ou incapacidade de ser um MC?
Como assim tantas perguntas
em cada som? Não devia ser mais fácil?
A sério, Rui César? Tu não querias mesmo que as pessoas compreendessem ou foi só
para tentar ver se as pessoas gostam mesmo do que fazes? Porque cheguei outra
vez ao fim da Mix e continuo sem perceber onde querias chegar já que percebi tantas coisas e ao mesmo tempo acho que não percebi nada.
E agora sou eu que estou cheio de demónios na minha cabeça. Demónios que fazem-me duvidar se ainda tenho capacidade de analisar e perceber.
Entre os destaques, vou apenas referir ao tema "NU E KRU" que é um dos temas mais complexos que já escutei nos últimos tempos. Perceber esta música e a sua profundidade não está para todos. Ou será que sou eu a ver coisas onde elas não existem? São tantas mensagens subliminares que acho que só podem ter sido escritos por um demónio interessado apenas em gozar com a nossa cara (ou na nossa cara?).
Por isso, sugiro que passem no canal de youtube e escutem do início ao fim. E tirem as vossas conclusões já que garanto que não vão arrepender-se.
Ainda vou voltar a esta MIXTAPE e vou fazer uma análise por música mas isso vai demorar perante a dificuldade desta missão mas vou EXORCIZAR todos os demónios do Rui César com a mesma maestria que ele colocou nesta obra.
Podem ouvir aqui:
TO BE CONTINUED